quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

RAÚL MARTINS JÁ NÃO ESTÁ ENTRE NÓS.



O Árbitro jubilado internacional lisboeta, Raúl Fernandes Martins, nascido na Freguesia de Monte Pedral, em Lisboa, no dia 8 de Agosto de 1924, deixou o nosso convívio, vindo a falecer no Hospital Egas Moniz no passado dia 7. O seu funeral realiza-se hoje, dia 11, quarta-feira, saindo da Igreja da Damaia para o Cemitério de Palmela, pelas 10 horas, com celebração da missa de corpo presente às 9H00.
Raúl Martins, pessoa de elevado carácter, responsável e solidário, para além de ter sido Árbitro que atingiu o topo da carreira, trabalhou em Portugal numa empresa de nível mundial e graças aos seus dotes e princípios atingiu lugares de chefia que lhe valeram permanentemente os mais rasgados encómios quer da administração, quer dos funcionários que dirigia.
Ao serviço do Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Lisboa dirigiu jogos da primeira categoria nacional entre 2 de Outubro de 1955 a 5 de Maio de 1963. Foi internacional na época 1962/1963. Foi patrono do Curso de Candidatos a Árbitro na época 1987/1988. A AFL, honrando a sua memória, vai fazer cumprir um minuto de silêncio no próximo fim-de-semana em todos os jogos da sua jurisdição.
A este meu bom, nobre e saudoso amigo presto-lhe um singela homenagem divulgando algumas imagens dos três últimos eventos onde estivemos:
em 28.07.2006, na sede da APAF, cujas instalações percorreu demoradamente e a quem doou a série de valiosos documentos que se vêem numa das primeiras 21 imagens e deixou uma sentida mensagem no livro de honra;
em 19 de Março de 2012, na cerimónia de inauguração da rua “Manuel Lousada Rodrigues”, em Santarém, companheiro de percurso que também alcançou a internacionalização;
e o convívio a celebrar os 50 anos que o seu companheiro de sempre, Joaquim Campos, recebeu a insígnia especial da FIFA, acontecimento que ocorreu em 14 de Abril de 2013
(últimas 7 fotos).




























12 comentários:

AUGUSTO COSTA disse...

Muito Obrigado, Sr. Alberto Hélder, pelos seus posts, sobre o Sr.Raúl Martins. Embora eu também tenha sido Árbitro, tive o enorme privilégio e felicidade de conhecer o Sr. Raul Martins desde a minha infância, uma vez que a sua família e a minha já tinham relações de amizade antes de eu nascer. Do Árbitro Raul Martins só pude obter referências muito positivas, que me foram transmitidas por quem acompanhou a sua carreira. Essas referências não me surpreenderam, porém. Porque o Sr. Raúl ao longo da sua vida sempre foi um homem de uma grande retidão e integridade, qualidades que também eram muito apreciadas no seio da antiga Ford Portugal, onde desempenhou funções profissionais de grande responsabilidade . Por outro lado, eu jamais poderei esquecer os gestos genuínos de ajuda ao próximo que o Sr. Raúl Martins e a sua digníssima esposa, Dª Luísa Martins ( as minhas profundas condolências !!! ), tiveram ao longo da vida, para com muitos daqueles que, de uma forma ou de outra, foram afortunados em passar pelas suas vidas. O casal Mendes Martins foi sempre um exemplo de pura bondade. No que me toca pessoalmente, estarão eternamente presentes o profundo carinho e amizade que o Sr.Raúl, a Dª Luisa , e restante família, sempre dispensaram a mim e à minha família. Curvo-me perante a sua memória, Sr.Raúl Fernandes Martins. Sei que descansará em paz, porque bem o merece.

AUGUSTO COSTA disse...

Bem haja, Sr. Alberto Hélder, por esta homenagem justíssima a um Homem Bom ! Muito Obrigado.

Unknown disse...

Obrigado por todas essas palavras. Em nome da familia um obrigado. De facto so me veio confirmar o quanto o meu padrinho era bom.

EUGÉNIO PINTO disse...

Tive o privilégio de conviver com ele , nos tempos em que eramos utentes assíduos do CCL , na Costa da Caparica.
Paz à sua alma

ANTÓNIO CORTÊS BAPTISTA disse...

Um dos instrutores do meu curso de árbitros, que tinha como patrono, outro grande nome da arbitragem (Filipe Gameiro Pereira), realizado em 1966. Bastante competente e de trato fino e afável.
Que descanse em paz, Amigo.

JOSÉ MARIA BLANCO MIRANDA disse...

RIP

ANTÓNIO SOARES PINTO disse...

RIP

FERNANDO JORGE disse...

Grande amigo, que descanse em paz

CARLOS CASTRO disse...

Meus sentimentos.

CARLOS MANUEL RAMOS ALVES disse...

Que descanse em paz

ANTÓNIO FREITAS disse...

Sentimentos

ANTÓNIO JOSÉ BERNARDO disse...

Ainda foi meu diretor na extinta Comissão Central dos Árbitros. Descanse em paz.