domingo, 26 de janeiro de 2014

BRASIL – PAÍS ONDE SEMPRE ME SENTI BEM, GRAÇAS ÀS SUAS NOBRES E MARAVILHOSAS GENTES! (1)



INFORMAÇÃO: Lamentavelmente verificou-se um percalço no arquivo fotográfico, pois não reteve grande parte das 695 imagens que recolhi. Recuperaram-se umas quantas, graças ao meu espectacular amigo Paulo Lira, de Alagoas, a quem estou muito agradecido. Portanto estes post’s têm as fotos possíveis, pelo que peço imensa desculpa pelo facto que muito me desagradou.
-BANDEIRA DO ESTADO DO PARÁ-
A minha 11ª deslocação a tão deslumbrante território verificou-se em Novembro passado e mais uma vez convidado pela ANAF-Associação Nacional dos Árbitros de Futebol, desta feita para o XXXIII Congresso, que se realizou em Belém, no Estado do Pará.
BRASÃO DA CIDADE DE BELÉM
Tudo correu impecavelmente, desde a maneira elevada como me trataram, sempre bem recebido em qualquer local, sempre acompanhado por ilustres amigos, enfim, tudo nos conformes!
A saída de Lisboa verificou-se na terça-feira, dia 5 de Novembro de 2013, no voo das 09H45 com destino a Brasília, onde cheguei às 19H00, não sem antes se ter sentido alguma turbulência na travessia do Atlântico, assim como já no espaço aéreo brasileiro.
Na chegada demorou algum tempo a recepção da bagagem pois as autoridades procuravam quem levasse bacalhau, chouriços e demais produtos tradicionalmente lusitanos, sujeitos a apertada vigilância…
Para Belém, o voo durou 2 horas, pois saímos às 20H50, mesmo assim com 40 minutos de atraso.
Na capital do Estado do Pará estava à minha espera o notável e prestimoso amigo Fernando José de Castro Rodrigues, presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol de Pará, que me levou até ao Hotel onde fiquei.
No dia seguinte, quarta-feira, dia 6, como combinado Fernando Castro apareceu no Hotel e apresentou-me o jovem Árbitro Luís Diego Lopes que fez o favor de me acompanhar por tudo o que é sítio, mostrando-me lugares muito interessantes na linda cidade de Belém, muito airosa e cativante.
-AVENIDA EM BELÉM-
Dado que sabia que o Prof. Filipe Neto (Ratinho) de São Tomé e Príncipe também ia estar na mesma cidade mas em evento diferente foi possível, graças à boa vontade de Diego ir esperá-lo ao Aeroporto e até almoçámos os três.
 Ao final da tarde foi-me proporcionado visitar a sede da Federação Paraense de Futebol, onde conheci o seu presidente, António Carlos Nunes de Lima (tio do jogador Lima que está em Portugal, no Benfica), José Ângelo Miranda, Vice-presidente e José Gilberto Guilhermino Abreu, o responsável máximo da arbitragem estadual, onde me ofereceram a lembrança acima reproduzida, assim como o livro a seguir postado, este com dedicatória.
 Terminei o dia jantando com Fernando Castro.

Sem comentários: