terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

RECORDE MUNDIAL DE TOQUES DE BOLA

Faz hoje precisamente 30 anos que fui contactado para oficializar a tentativa de bater o recorde mundial de toques de bola com a cabeça, experiência a ser levada a cabo pelo português Luís Manuel Andrade Neves, que pretendia superar a marca de 22.900 pancadas em poder do sueco Mikael Palmqvist, obtida em 23.03.1981, tendo levado 2 horas e 33 minutos para o conseguir, conforme constava no Guinness. Na tarde desse dia 28 de Fevereiro de 1982, domingo, estava eu a ver um jogo no Estádio da Luz quando fui abordado por alguém que me solicitou a minha prestação e lá fui para a Casa do Futebol Clube do Porto, sita na Avenida da Liberdade, em Lisboa, até bastante curioso, pois, embora Árbitro no activo, nunca tinha feito nada parecido. O início da prova estava marcada para as catorze horas, mas a pessoa que tinha assumido o controlo do exame não pode comparecer e, claro, tiveram que passar ao plano B (outro recurso), que calhou a mim, como podia ter sido a qualquer outro. Face à distância que tive de percorrer, só cheguei às 17H43, o que, na minha opinião, o considerável atraso também contribuiu para a desilusão final que a todos afectou. Com um contador mecânico e manual lá consegui anotar 7.037 toques, numa hora e um minuto, pois o candidato não conseguiu atingir os seus objectivos por motivos que explicou e que a comunicação social registou. No dia seguinte, 1 de Março, este acontecimento veio publicado nos jornais “Correio da Manhã”, “Jornal de Notícias” e “Portugal Hoje”, que aqui se reproduzem. Esta foi uma agradável e interessante tarefa que desenvolvi e mais uma como voluntário…

Sem comentários: