terça-feira, 24 de maio de 2011

DARVIM BORGES – BOM HOMEM, BOM AMIGO, BOM DESPORTISTA, DEIXOU-NOS!

Este nosso companheiro de percurso faleceu no passado sábado, dia 20, após doença prolongada, e o seu corpo foi depositado no dia seguinte no Cemitério dos Olivais, em Lisboa.

Darvim Rogado Borges, nasceu em 22 de Agosto de 1925, na freguesia de Pias (Serpa) antigo operário especializado da CP-Caminhos de Ferro Portugueses, esteve quase sempre ligado ao desporto como praticante e dirigente.

Envergou, ainda jovem, a camisola do Piense Sporting Clube, do Despertar Sporting Clube, ambos da Associação de Futebol de Beja, e do Clube Atlético Pêro Pinheiro (Lisboa).

Enquanto Árbitro, actividade que exerceu durante 19 anos, quer como filiado no Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Setúbal, quer ao INATEL, prestou a sua valiosa colaboração a colegas de nomeada, caso de Inácio de Almeida, internacional, Marcos Lobato e muitos outros companheiros.

Como dirigente desportivo, integrou diversos mandatos como membro do Conselho de Arbitragem de Setúbal. Exerceu a função de delegado técnico (Observador de Árbitros) na Federação Portuguesa de Futebol. Foi presidente do Clube Desportivo Pinhalnovense, da Sociedade Filarmónica União Artística do Pinhal Novo e da Junta de Freguesia do Pinhal Novo, após o 25 de Abril (Revolução dos Cravos). Sócio-Fundador do Núcleo de Árbitros de Futebol de Pinhal Novo.

A sua maneira de estar na vida, no desporto e no dia-a-dia, gentil, sério, afável, tolerante, compreensivo, conhecedor profundo das matérias que abordava, levou-me a ter um apreço enorme quando o conheci (17.05.1981) e a admirá-lo pelo seu excepcional carácter a partir de um jogo que dirigi em Setúbal para o Nacional da 3ª divisão, já que, como Observador, me dedicou, após o final da partida, palavras sensatas, sábias e incentivadoras que me sensibilizaram sobremaneira. Grande amigo que perdi, aliás, que todos perdemos!

À viúva, Dª Maria de Lurdes, a seus filhos Rodrigo e Gilberto, este também dirigente e presidente de clubes, chegando a dirigir o Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Beja nos anos 1979/81, e demais familiares, expresso as mais sentidas condolências e a minha profunda e grata homenagem a quem muito me ensinou e orientou, contribuindo, assim, para a minha formação.


Obrigado, Mestre Darvim!


3 comentários:

José António Cabrita disse...

Permita-me que me associe a esta singela homenagem a um daqueles homens - Darvin Rogado Borges - que valeu a pena ter conhecido e admirado.

Muito grato.
José António Cabrita

Gilberto Borges disse...

Quero expressar os meus agradecimentos pela forma que se referiu ao meu pai.
Sei que o senhor Alberto Helder sempre foi referido por ele como um amigo que ficou neste mundo de passagens efémeras em que às vezes as pessoas não contam.
Um grande abraço e mais uma vez o meu agradecimento pela memória do meu pai.
Gilberto Borges.

Manuel Frade disse...

À viúva e aos amigos Gilberto e Rodrigo Borges deixo o meu pesar agora que soube da perda que todos tivémos da companhia sempre agradável do Mestre Darvim.
Os meus sinceros e sentidos pêsames a todos vós.
Abraço do sempre amigo,
Manuel Frade