quarta-feira, 9 de abril de 2008

XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ARBITRAGEM (III)


A sexta-feira, 28 de Março, primeiro dia do Congresso, foi muita rica em expectativa, movimento e, principalmente, no relacionamento cordial que existiu entre todos os representantes estaduais das entidades filiadas na ANAF. A organização, desde cedo, esmerou-se para que a acreditação decorresse como o planeado, o que veio a verificar-se. Tive o grato prazer de almoçar no Hotel e dialogar com o meu bom Amigo Evandro Roman, novel Árbitro FIFA, do Paraná. A tarde foi reservada a contactos que reporto de muito proveitosos.
Pelas 20 horas, como previsto, o mestre-de-cerimónias Prof. Vilson Bagatini, numa sala completamente lotada, deu início à sessão solene, com a entoação do Hino Nacional Brasileiro.
Logo de seguida, usaram da palavra os membros da Mesa de Honra, composta por: Jorge Paulo Oliveira Gomes (Presidente da ANAF-Associação Nacional dos Árbitros de Futebol), Francisco Novelletto Neto (Presidente da Federação Gaúcha de Futebol), Carlos Eugénio Simon (Presidente do SAFERGS-Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado do Rio Grande do Sul), Sérgio Corrêa da Silva (Presidente da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol), Luiz Fernando Gomes Moreira (Presidente da Comissão Estadual dos Árbitros de Futebol da Federação Gaúcha), Olívio de Oliveira Dutra (que exerceu as funções de Ministro das Cidades, Governador do Estado de Rio Grande do Sul, Deputado Federal e Prefeito de Porto Alegre), Paulo César Oliveira (Árbitro FIFA) e eu.
No meu caso, direi que fiquei extremamente emocionado aquando do canto do Hino que disse ir tentar aprender a sua letra para numa próxima vez partilhar de momento tão inolvidável. Logo me foi oferecido um CD com a gravação de vários hinos brasileiros. O teor da minha intervenção foi baseado no regozijo de voltar ao país que admiro, assim como as suas gentes, estar num ambiente onde a palavra fraternidade tem todo o sentido e oportunidade. Disse estar disponível em Portugal para acompanhar quem nos vier a visitar. Foram, ainda, homenageados Agomar Martins e José Carlos Oliveira, os primeiros FIFA do Rio Grande do Sul, respectivamente, Árbitro e Assistente, René Djekeim, apoiador e incentivador da arbitragem brasileira e eu, tendo-me sido entregue uma placa, que muito me sensibilizou. Foi uma jornada de elevado fervor e dedicação à causa da arbitragem brasileira e como o único português presente, partilhei desta gratificante e memorável ocasião histórica. Amanhã, sábado, logo pelas às 9 horas, irá dar-se início ao cumprimento do extenso programa do Congresso, razão porque o desejado descanso foi por mim rigorosamente respeitado…

Sem comentários: