quarta-feira, 2 de abril de 2008

XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ARBITRAGEM (I)

Inicio hoje o conjunto de crónicas que vou dedicar ao maior evento que a ANAF-Associação Nacional dos Árbitros de Futebol realizou no presente ano. Depois de na última reunião magna realizada em Santa Catarina ter sido escolhido o Rio Grande do Sul como sede da Assembleia, coube à Direcção do seu Sindicato, o SAFERGS, colaborar em toda a organização deste grande acontecimento.

Quanto a mim, após ter recebido o honroso convite como participante, depois de confirmar a minha presença, orientei a viagem no sentido de abarcar o meu projecto de proceder a contactos em Brasília e no Rio de Janeiro.

Assim, na 4ª feira, dia 26 de Março embarco no Aeroporto de Lisboa, onde casualmente encontrei o Dr. Emanuel Macedo Medeiros, Director-Geral da Associação das Ligas Europeias de Futebol Profissional e membro de direito do Comité da UEFA para o Futebol Profissional, a quem cumprimentei e o Árbitro FIFA, Pedro Proença, meu antigo formando, que se dirigia para a Europa de Leste. Dedicámos alguns momentos ao tema preferido: arbitragem.

Depois de passar a bordo nove horas e quarenta minutos cheguei a Brasília, onde esperava encontrar o Dr. António Teixeira, guineense e há muito radicado nesta Cidade, mas, por razões que desconheço, tal não foi possível, pese embora tivesse sido utilizada a instalação sonora na esperança de o encontrar. Tempo depois iniciei o trajecto para Porto Alegre, na companhia TAM, cujos colaboradores são gente atenciosa e altamente profissional, que há muito admiro. Cheguei à fala com companheiros que já viajavam desde Lisboa, o Fernando Silva – gerente bancário - e sua esposa Janifer, acompanhados de seu filho, o pequenito Lourenzo), tendo até já trocado e-mails de cortesia. Também tive o grato prazer de conhecer no Aeroporto a jovem estudante Tânia Manske, destemida mulher brasileira, com quem dialoguei na maior parte da viagem, sobre diversos temas. Foi uma maneira excelente de passar o tempo. Nada melhor do que conhecer novas e cativantes sensibilidades que nos ajudam a compreender cada vez mais e melhor a vida, com os seus exemplos de tenacidade, determinação e coragem. A Tânia, logo que chegou a casa, escreveu a saudar-me e eu respondi-lhe com amizade e respeito. Com ambos, a Tânia e o Fernando, vou manter uma forte ligação.

Chegado a Porto Alegre, após duas horas e meia de voo, tinha à minha espera o meu bom Amigo José Pessi, o prestimoso Secretário-Geral da ANAF, que me acompanhou ao Hotel Albert (apesar de ter o meu nome, não me importava nada ser o seu dono…). A sua localização é bem no centro da cidade. Do quarto onde fiquei telefonei para casa a dar conta das peripécias da viagem, que tudo correu bem, e dormi que nem uma pedra, pois o facto de ser sub-67 (leia-se velhice…) assim impõe.
A título de curiosidade devo dizer que os representantes dos Sindicatos dos Estados brasileiros presentes, num total de 25 (não puderam comparecer os de Pernambuco e do Rio de Janeiro), percorreram, tomando em consideração as capitais dos seus Estados, 142.486 quilómetros (ida e volta) para estarem na Assembleia. Uma impressionante média de 5.700 kms. para cada um deles… O mais distante, o meu Bom Amigo Celso Mota Rezende, de Manaus (Amazonas), viajou 9.126 quilómetros (ida e volta), ou seja a mesma distância entre Lisboa, Moscovo e volta! Eis os meus dados. De Lisboa a Porto Alegre, foram percorridos 8.872 quilómetros, e estive no ar durante 12 horas e 10 minutos.

E, por hoje é tudo. Brevemente voltarei ao tema.

FOTOS: A caminho de Brasília e no seu Aeroporto.

1 comentário:

Unknown disse...

Caro amigo Alberto.
Foi grata a surpresa,pelo comentário que fizeste, pois para mim foi um grande prazer conhecer uma pessoa especial como você.
Agradeço sua lembrança...

ABRAÇO...
TÂNIA MANSKE