quarta-feira, 28 de novembro de 2007

INÁCIO DE ALMEIDA – UMA REFERÊNCIA


O meu bom Amigo Joaquim Inácio de Almeida foi a primeira pessoa que, em 2006, ao saber da minha saída da APAF, me contactou para se reunir comigo num almoço de convívio, o que, desde logo, acedi pois conviver com um companheiro de longa data é um privilégio, uma honra. E assim aconteceu…

Recordámos, entre outras lembranças, o bom relacionamento que sempre mantivemos, desde quando fizemos parte do Conselho Fiscal da Associação de classe (1981), com o também comum colega e amigo José Carlos Firmino Amorim; a internacionalização do jantar de Natal do Núcleo de Confraternização dos Árbitros do Barreiro, quando acompanhei o Árbitro brasileiro Prof. Dr. Evandro Rogério Roman e sua esposa Janesca; um dia, numa festa do seu Núcleo, houve um jogo de futebol entre os associados e eu, convidado, dirige a partida: tive-o na minha equipa, como Árbitro Assistente! (Um luxo, direi eu, um Árbitro FIFA a auxiliar-me. Só a mim!). Falámos de outras imensas actividades e acontecimentos onde nos encontrávamos assiduamente. É bom evocar o passado!

Inácio de Almeida, filiado no Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Setúbal, atingiu o topo da carreira de Árbitro com a chegada a internacional em 1977/78. Pessoa de bem, sincero, simples, objectivo e solidário é uma referência para os novos árbitros que pretendam obter também a insígnia FIFA. As suas múltiplas actividades profissionais e desportivas que tem desenvolvido são a prova cabal das suas capacidades e responsabilidades, sempre presentes no forte e enérgico empenhamento que impõe nas causas a que se dedica.

Amigo Inácio de Almeida, agradeço-lhe as manifestações de amizade que sempre teve para comigo e que espero poder retribuir por muitos e bons anos. Saúdo-o com aquele meu abraço!

Sem comentários: