sexta-feira, 14 de setembro de 2007

GRATIFICANTE


No passado dia 21 de Agosto tive necessidade de adquirir os medicamentos habituais para as minhas maleitas (claro, eu também gasto remédios…), e entrei casualmente na Farmácia Morão, situada na Baixa de Lisboa, onde, ao falar com quem me atendeu, veio à baila o futebol, e logo fui encontrar um jogador de uma equipa (Rio de Janeiro-Lisboa) que participou numa final da Prova de Qualificação de Seniores (Amadores) que eu dirige e que ganhou o jogo…

A pessoa em questão é o sr. Manuel Gonçalves, Técnico de Farmácia, e que guardou religiosamente recortes dos jornais de então onde consta os nomes dos intervenientes e que aqui dou à estampa. Um deles, A Bola, no título, até se enganou no nome do Rio de Janeiro, baptizando-o como sendo o 1º de Janeiro… O desafio realizou-se em 29 de Julho de 1978 (já lá vão uns aninos…) e ainda se lembra que a única expulsão que se verificou foi devido a uma agressão que sofreu.

É muito agradável que a mais de 29 anos de distância ainda se pode encontrar gente que não se via desde aquela data mas, agora, rememoram com saudade esse espectacular jogo do qual guardo uma grata e exclusiva recordação: foi o único jogo em que o senhor meu pai me viu a actuar.

Mais um episódio deste desafio: Esta final teve que ser repetida dado que o clube que ganhou a primeira final (o União) praticou irregularidades, só detectadas à posterior. Foi-lhe retirado o título e ordenada a repetição do encontro. Contudo recebeu a taça e não a devolveu, razão por que, na partida que dirigi, não houve a habitual cerimónia da entrega da taça ao vencedor, pois aguardava-se a qualquer momento que ela aparecesse…

Sem comentários: